ESPAÇO DESTINADO A
REGISTRO DE "INQUETAÇÕES" EM BUSCA DE UMA CIDADANIA EDUCACIONAL
PROPOSTA INICIAL DE
TRABALHO DE FIM DO CURSO DIREITO EDUCACIONAL.
ABERTO A COMENTÁRIOS,
COLABORAÇÕES, OBSERVAÇÕES, PITACOS, PIRUADAS E CRÍTICAS.
POR CERTO AS IDEIAS
PROPOSTAS NÃO SÃO NOVAS. PRETENDO FAZER COM QUE O CONJUNTO /
PROPOSTA FOMENTE REFLEXÕES SOBRE:
>>> CARREIRA
- PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO (PE), CAPAZ DE ATRAIR NO$$$O$$$S MELHORES TALENTOS
>>>>>>
INGRESSO - SÓ PARA REGISTRADOS NO CONSELHO PROFISSIONAL E EGRESSOS DO NOVO
CURSO DE FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DA EDUCAÇÃO
>>>>>>>>>
NOVO CURSO - CICLO BÁSICO COM ESTÁGIO REMUNERADO OBRIGATÓRIO
>>>>>>>>>COMPLEMENTADO PELA RESPECTIVA LICENCIATURA OU POR
ESPECIALIDADE
>>>>>>
FIM DA DENOMINAÇÃO "PROFESSOR"
>>>>>>
PROMOÇÃO - TEMPO DE SERVIÇO E "NIVEIS FUNCIONAIS"
>>>>>>
REGIME DEDICAÇÃO EXCLUSIVA
>>>>>>
ATUAÇÃO - ESCOLA / REGIONAIS / SUPERINTENDÊNCIAS / SECRETARIA
>>>>>>
FUNÇÕES - DOCÊNCIA / SUPERVISÃO / COORDENAÇÃO / INSPEÇÃO / GESTÃO
>>> CONSAGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO COMO POLÍTICA DE
ESTADO
>>>>>>
TRANSFORMAR CEE EM ÓRGÃOS DE ESTADO
>>>>>>
CRIAR "ÓRGÃO REGULADOR"
>>>>>>
LEGITIMAR O MP PARA
"FICALIZAR"
>>> MELHORA
DA QUALIDADE DO ENSINO / APRENDIZAGEM
>>>>> CRIAR
CURRÍCULO MÍNIMO OBRIGATÓRIO
>>>>>>
ESCOLAS - TEMPO INTEGRAL
>>>>> IDENTIFICAR
CRITÉRIOS PARA "QUALIDADE DA APREINDIZAGEM"
>>>>>>>>>
UTILIZAR RESULTDOS NO RE-PLANEJAMENTO
>>>>>>>>>
MITIGAR RESULTADOS COM OUTROS CRITÉRIOS PARA PROMOÇÃO NOS "NÍVEIS
FUNCIONAIS"
>>> FORMÇÃO PROFISSIOANL
>>> UNIDAE
ESCOLAR
>>>>>>
HORÁRIO INTEGRAL
>>>
CURRÍCULO MÍNIMO OBRIGATÓRIO
>>> MINISTÉRIO
PÚBLICO
>>>>>>
ATUAR COMO FISCAL DA LEI
TEMA
(Fato ou fenômeno a ser
estudado)
|
REFORMULAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
|
TÍTULO
(Nome do estudo de acordo com o
conteúdo)
|
MARCO LEGAL PARA A EDUCAÇÃO
BÁSICA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO: UMA CONTRIBUIÇÃO
|
PROBLEMA
(Questão central a ser enfocada
em seu estudo escrita sob a forma de pergunta)
|
COMO MELHORAR A QUALIDADE DA
EDUCAÇÃO BÁSICA NO ESTADO RO RIO DE JANEIRO?
|
JUSTIFICATIVA
(Razão ou motivo do trabalho)
|
È notório que a nossa Educação Básica necessita
de mudanças profundas e estruturais, razão pela qual institui-se o Plano
Nacional da Educação (Lei Federal Lei nº. 13.005/2014) que ao obrigar os
entes federados ao cumprimento de suas diretrizes e metas, irá fomentar as
discussões sobre as alterações a serem implementadas nas política públicas
educacionais, oportuniza que não só os profissionais da educação, mas
também demais atores interessados, possam contribuir para o
aperfeiçoamento da educação básica. Nesse sentido o Marco Legal ora proposto
prevê um abrangente conjunto sugestões a serem examinadas e passíveis de
serem consideradas, no todo ou em parte.
|
OBJETIVO GERAL
(Propósito central de seu
estudo)
|
Sugerir um novo cenário para a educação básica,
indicando mudanças estruturais que possam subsidiar a discussão e
o planejamento de políticas públicas visando o estabelecimento de um novo
marco legal, para a educação básica no estado do Rio de Janeiro.
|
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
(Outros objetivos que seu
trabalho pretenda)
|
a) Sugerir
a criação da carreira de Profissional da Educação Básica, como profissão
regulamentada.
b) Sugerir
a criação do Centro de Estudos de Gestão e Pesquisas Educacionais,
objetivando o permanente aperfeiçoamento dos profissionais e da ação
educativa.
c) Sugerir
que o sistema educacional saia do âmbito da política de governo e passe para
política de estado.
d) Sugerir
a consolidação do CEE-RJ como órgão de estado.
e) Sugerir
a criação de um órgão com funções de "agência reguladora" do novo
cenário educacional.
f) Sugerir
a legitimação do Ministério Público como "fiscal da lei" no novo
cenário.
g) Sugerir
a criação da Base Estadual Curricular.
h) Fomentar
a criação de critérios objetivos de "qualidade", quer no âmbito das
condições de oferta, como da aprendizagem dos educandos.
|
HIPÓTESE
(Possível resposta ao problema
acima formulado)
Ou
QUESTÕES SECUNDÁRIAS
(Em caso de estudo
exploratório)
|
A proposta irá alargar e fomentar o processo de
discussão por parte dos entes e agentes envolvidos, na proposição de
políticas públicas educacionais, para o estado do Rio de Janeiro, na
perspectiva do atendimento às demandas do novo PNE, como também do processo
de mundialização, identificadas pela UNESCO, especialmente diante da mudança
no quadro político-legislativo, decorrente das eleições de 2014.
|
DELIMITAÇÃO
(Especificação do objeto de
estudo e onde o mesmo será estudado)
|
O objeto de estudo será a proposta de mudanças
minimamente viáveis para a instituição de um novo Marco Legal para a Educação Básica
do Estado do Rio de Janeiro.
|
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
(Como pretende desenvolver o trabalho? Enfocar detalhes da amostra,
metodologia empregada e referências bibliográficas)
|
Trata-se de uma pesquisa propositiva, e não um plano de ação, ancorada
nos fatos notórios que refletem a necessidade de mudança, em material
bibliográfico produzido por diversos especialistas, incluindo aqueles que
atuam fora do ambiente acadêmico e norteada pelo ensinamento de Carol Weiss,
quando nos leciona "“A teoria não tem de ser uniformemente aceita.
Não tem que ser correta.”
Referências Bibliográficas: ACEITA-SE SUGESTÕES
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.